LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites

Apresentação

uk

O Laboratório de História Comparada do Cone Sul – LabConeSul – é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq em 2017, atualmente coordenado por Marcelo Vianna e Ana Paula Korndörfer. O LabConeSul foi organizado por Flavio M. Heinz a partir de diferentes iniciativas de comparação de processos históricos na região platina, quer no quadro de participação em grupos e redes de pesquisa, como o Núcleo de Estudos dos Grupos Profissionais, do Empresariado e do Estado (NEGPEE-Unisinos) e o grupo CNPq "Estado, Sociedade e Formação de Políticas Públicas no Brasil e no Prata, c.1850-c.1960", hoje extintos, quer naquele de participação em convênios de cooperação internacional e nacional, como a Rede Internacional Marc Bloch de Estudos Comparados em História e o o projeto PROCAD-NF Capes “Composição e recomposição de grupos dirigente e no Nordeste e no Sul do Brasi em perspectiva comparada e interdisciplinar”.

 

Destas iniciativas, bem como das experiências isoladas de vários pesquisadores no campo da história social e comparada, foi sendo amadurecida a disposição de se constituir uma agenda de trabalho sobre a dinâmica das elites políticas e sociais do Cone Sul - especialmente Brasil, Argentina e Uruguai -, a partir da segunda metade do século XIX e ao longo de todo o século XX. Nesta, busca-se enfatizar aspectos como emergência, reconversão e/ou declínio de grupos econômicos setoriais, processos de recrutamento e atuação de elites políticas, grupos profissionais e de burocracias regionais e nacionais, expansão de setores médios e sua incorporação ao espaço político e emergência de novas elites intelectuais.

 

Ao elegerem a denominação Laboratório, os participantes querem destacar a centralidade da dimensão metodológica na pesquisa histórica social e comparada e do trabalho em equipe. Desta forma, além de acolher as pesquisas de seus membros, o LabConeSul pretende subsidiar outros estudos de história social e comparada,  através do mapeamento, cotejo e disponibilização de fontes, sobretudo seriadas, para a comparação inter-regional; da discussão sobre esquemas de classificação ou taxonomia de grupos sociais e identidades profissionais das nações do Cone Sul; ou, ainda, da produção de bancos de dados prosopográficos, regionais e nacionais, de elites políticas, grupos profissionais, intelectuais, dirigentes associativos e empresariado(s).

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-27329108-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();