LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites LabConeSul - História da Elites

Pesquisadores vinculados ao Laboratório de História Comparada do Cone Suluk

flavio

uk

Flavio M. Heinz é graduado em História (1985) e mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), e doutor em História e Sociologia do Mundo Contemporâneo - Université Paris Ouest, Nanterre, em 1996. Pesquisa temas de História das Elites técnicas e do Estado, notadamente a formação e profissionalização dos engenheiros, privilegiando uma perspectiva comparativa entre a história regional do Brasil e aquela dos países do Prata. Foi professor-adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), entre 1992 e 1999, e professor-visitante do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (1999-2000); de 2000 a 2008 foi professor titular do Programa de Pós-graduação em História da UNISINOS, o qual coordenou de janeiro de 2005 a abril de 2008; e professor do Programa de Pós-graduação em História da PUCRS, de 2008 a 2014. Foi professor convidado (directeur d'études associé) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (janeiro 2010) e esteve em período sabático na Universidade de Oxford, em 2012. Atualmente é professor visitante do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná. Foi vice-presidente da Seção Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História - ANPUH, no período 2000-2002, e vice-presidente nacional desta entidade, entre 2005 e 2007. Nesta qualidade, foi coordenador-geral do XIV Simpósio Nacional de História, realizado em São Leopoldo (RS), em julho de 2007.

 

 

Currículo Lattes

Página PPG Ciência Política/UFPR

Academia.edu

Página pessoal

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Ana2Ana Paula Korndörfer possui Graduação em História (Licenciatura Plena) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2004), Mestrado em História pela mesma Universidade (2007) e Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2013). Realizou estágio doutoral na Universidade de Windsor (Windsor, Canadá, 2011). É autora de textos sobre história da saúde e história comparada. É coautora de Instituições de saúde de Porto Alegre – Inverntário (Porto Alegre: Ideograf, 2008).

Seus principais interesses de pesquisas são história da saúde e da doença, história da saúde pública, cooperação científica internacional, prosopografia e história comparada.

Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa intitulado Filantropia e cooperação científica internacional: a Fundação Rockefeller e a formação de pesquisadores, profissionais de saúde e altos funcionários para a saúde pública no Rio Grande do Sul e no Brasil (1917-1951) junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos, onde é pós-doutoranda (PNPD/CAPES).

 

Currículo Lattes

Página pessoal

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CristianoCristiano Enrique de Brum é doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2010) e mestre em História pela mesma instituição (2013). Atua, de maneira voluntária, como Delegado Regional da OSCIP Defender (Defesa Civil do Patrimônio Histórico).

Principais interesses de pesquisa: História da Saúde/Medicina; História da Educação; Políticas Públicas; Profissão Médica; Prosopografia Médica; Primeira Guerra Mundial.

Projeto em desenvolvimento: “Desventuras de médicos brasileiros no país da medicina: um estudo prosopográfico da Missão Médico-Militar brasileira na França durante a Primeira Guerra Mundial (1918-1919)”

Main research interests: history of health and medicine history; education history; public policy; medical profession; medical prosopography; Word War I;

Ongoing research project: “Misfortunes of brazilian doctors in the country of medicine: a prospopographical study of the Military-medical Mission in France during World War I (1918-1919)”

DSC 9703

uk

Marcelo Vianna é doutor em História pela PUCRS. Historiador formado pela UFRGS, atuou no Arquivo Histórico do RS e Projeto Memória do Ministério Público do RS. Integrante do Laboratório de História Comparada do Cone Sul. É um dos co-autores de Comunidade Negra de Morro Alto: Historicidade, Identidade e Territorialidade (Ed. UFRGS, 2004), autor de Os homens do Parquet: Trajetórias e Processo de Institucionalização do Ministério Público do RS, dissertação de mestrado (2011) e Entre burocratas e especialistas: a formação e o controle do campo da informática no Brasil (1958-1979) (2016). Áreas de interesse: 1) a atuação de engenheiros e advogados nos campos político, profissional e burocrático no RS pós-1930; 2) perfil e atuação de burocracias técnicas e construção de políticas de Estado, especialmente nas áreas tecnológicas (Informática, Educação); 3) como integrante da equipe LabConeSul, contribui na pesquisa sobre a formação e atuação de elites da administração pública republicana no RS e na elite técnico-científica de Estado nas áreas de Informática e Energia Nuclear; 4) acervos documentais - preservação e acesso; 5) prosopografia e elites políticas e técnicas; 6) História da Educação tecnológica e políticas educacionais.

 

Projetos em curso:

"Entre a expertise e a política: a constituição do campo da Informática no Brasil (1958-1990)"

"Expertises e políticas de Estado no campo das Comunicações, Energia Nuclear e Informática no Brasil"

 Atualmente atua no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (2016); na coordenação do GT-Acervos ANPUH-RS (2016) e na COMINTER-TJRS (representante da ANPUH-RS). 

 

Currículo Lattes

Academia.edu

Página pessoal

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

1

Monia Franciele Wazlawoski é graduada em História - Licenciatura (2010) e Bacharelado (2011) - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em História da PUCRS e bolsista CNPq. Desenvolve pesquisa sobre a atuação política dos professores e diplomados da Escola de Engenharia de Porto Alegre no Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX.

Currículo Lattes

Página pessoal

email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Jonas Moreira Vargas

Lucas de Almeida Pereira

Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Sub-categorias

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-27329108-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();